sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Reunião debate aumento da tarifa no transporte coletivo

Nessa quarta-feira, dia 15/12, realizamos a primeira reunião de articulação do que chamamos de “Fórum do Transporte Público”, articulada pelo DCE da UFPB para juntar todas as entidades sincais e movimentos populares a discutir o transporte publico de João Pessoa. Estiveram presentes os Centros Acadêmicos de Filosofia, Ciências Sociais, Serviço Social, Pedagogia do Campo e Medicina da UFPB, a Associação Paraibana de Estudantes Secundaristas,  a Assembléia Popular, o SINTER, o Coletivo Cultural do Alto do Mateus e o Movimento Luta de Classes.

A reunião teve como pauta principal a discussão sobre os sucessivos aumentos de passagem que acontecem todos os anos em João Pessoa. Enver, integrante do DCE UFPB e do Grupo de Trabalho “Passe Livre Estudantil”, fez uma pequena apresentação das diversas irregularidades e injustiças ocorridas no sistema de transporte publico em nossa cidade. Foram discutidos desde os aumentos de tarifa anuais sem nenhuma justificativa até a composição do Conselho de Transportes, que é majoritariamente composto por setores ligados ao empresariado (AETC-JP).



Como o aumento, nos últimos 8 anos, vem sendo concretizado no dia 27 de dezembro, resolvemos nos antecipar e, organizadamente, cobrar da prefeitura uma posição que favoreça aos estudantes e aos trabalhadores em detrimento do que vem acontecendo. Ou seja, beneficio só para um pequeno grupo de empresários. Depois de uma pequena discussão os estudantes e entidades que participaram da reunião chegaram aos seguintes encaminhamentos:


- Agendar uma audiência com o prefeito para pressionar o poder publico para não discutir reajuste tarifário até que seja realizado um seminário para debater o transporte coletivo em João Pessoa e analisar o real lucro que as empresas tem.

- Produzir um panfleto para circular na internet e para distribuir na Lagoa e no Terminal de Integração alertando a população para o impacto da tarifa de ônibus nos bolsos dos trabalhadores e para que não aceitemos mais um aumento. Este panfleto deve conter apenas as principais informações, que sensibilizam a população para o tema e que não contenha apenas textos, mas principalmente material visual, que cause impacto.

- Criar uma comissão de comunicação para articular e manter em contato as diversas organizações que participaram da reunião e os diversos ativistas que estejam dispostos a participar e construir o Fórum.

Neste exato momento, ocorre a segunda reunião do Fórum do Transporte Público, onde estamos preparando o panfleto que vamos utilizar para dialogar com a população.

POR UM TRANSPORTE PÚBLICO POPULAR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário