O Diretório Central das e dos Estudantes da UFPB vem, através deste, manifestar apoio às e aos estudantes que ocupam, desde a segunda-feira, dia 30 de maio, a reitoria da Universidade Federal de Sergipe. Acreditamos que essa ocupação, impulsionada inicialmente pel@s estudantes de Comunicação Social da UFS, é uma importante forma de evidenciar as condições às quais estamos submetidos - estudantes, professores e técnico-administrativos - no cotidiano universitário.
A luta d@s estudantes do curso de Comunicação Social por uma formação de qualidade na UFS não se dá de forma isolada no contexto da universidade pública no Brasil, mas está inscrita num conjunto de reflexões e mobilizações por alternativas capazes de se contrapor ao intenso processo de precarização das condições em que se desenvolve o ensino, a pesquisa e a extensão nas IFES. "Chega de migalhas", consígnia que expressa bem a revolta latente em diversos outros campi, deve expressar não apenas o descontentamento: deve expressar a disposição para a luta e a reflexão crítica em busca de um outro projeto de universidade.
No entendimento de que a crise na educação só se resolverá com uma profunda inversão de prioridades, seguimos em defesa dos 10% do PIB para a educação pública, uma bandeira histórica dos movimentos sociais. Reafirmamos, também, a necessidade de universalizar o acesso ao ensino superior. Infelizmente, a expansão que ocorreu nas IFES em decorrência do REUNI têm demonstrado a insuficiência estrutural (faltam laboratórios, salas de aula, equipamentos, livros), falta de professores e incapacidade de atender às necessidades fundamentais para que @s estudantes tenham o seu direito à educação pública superior efetivado.
Por isso, reforçamos que uma formação de qualidade só é possível a partir da implementação de uma política séria de assistência estudantil: que seja dialogada com o corpo discente, com financiamento regular e de aspecto universalizante (que não se constitua num "benefício" à determinado segmento, mas num direito de tod@ e qualquer estudante).
Por fim, queremos saudar as lutadoras e lutadores que ocupam a reitoria da UFS em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade: que o exemplo de vocês inspire as lutas em cada canto do país!
João Pessoa, 2 de junho de 2011.
DIRETÓRIO CENTRAL DAS E DOS ESTUDANTES DA UFPB
Gestão "Viramundo - Que a Universidade se Pinte de Povo!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário